Clio na sala de aula: integração entre ensino e pesquisa histórico
Algumas atividades previstas:
- Conhecimento do contexto escolar, acerca da estrutura física e humana.
- Realização de atividades visando a aproximação entre escola e universidade de forma inovadora e dialógica, sob a forma de grupos colaborativos.
- Organização de espaços de vivência e construção do conhecimento histórico nas Instituições de Educação Básica, sob a forma de laboratórios, salas lúdicas e centros de memórias.
- Criação e implantação de Cineclube para a discussão de cinema e história nas escolas de Educação Básica.
- Promoção de oficinas nas escolas de Educação Básica sobre tempo histórico, memória e patrimônio e Ensino de História utilizando recursos variados como histórias em quadrinhos, dramatizações, jornais e curtas metragens com os alunos bolsistas como monitores.
- Desenvolvimento de metodologias inovadoras para o ensino de História.
- Realização de atividades de monitoria, sob orientação dos professores supervisores e do coordenador do subprojeto.
- Promoção de mostras de trabalho e seminários para relatos de experiência, produção e desenvolvimento de propostas pedagógicas.
- Incentivo aos bolsistas a participarem de eventos científicos e educacionais, bem como fomento a publicações em periódicos, revistas, blog, ambiente virtual de aprendizagem ou em anais de congressos.
Alguns resultados que serão buscados:
- Mobilização dos professores do curso e dos licenciandos no que tange à construção de um ensino e de aprendizagem de História comprometido com a realidade social que o circunda.
- Fortalecimento da relação Universidade-Escola.
- Promoção do gosto pela docência por meio do exercício da prática docente.
- Valorização e maior visibilidade da licenciatura em História.
- Conhecimento da realidade escolar pelo bolsista, a fim de que o mesmo entenda como se processa o planejamento e o desenvolvimento de ações pedagógicas no exercício da docência em História.
- Contribuição com a melhoria do ensino de História nas escolas parceiras no subprojeto, bem como com a elevação dos índices de avaliação.
- Elevação da qualidade do curso de formação de professores de História da UNIFRA.
- Fortalecimento da qualidade da formação continuada para os professores envolvidos direta ou indiretamente no subprojeto.
O Subprojeto selecionou 20 bolsistas CAPES/PIBID para atuarem em 3 escolas. Eis as nossas parceiras:
Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC Luizinho de Grandi - 8 bolsistas
Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão - 6 bolsistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário